Prefeito Américo Bellé participa de missão técnica na Europa

Categoria: Administração Publicado: Quarta, 13 Setembro 2017

Experiências desenvolvidas na fronteira entre Portugal e Espanha servirão de modelo para região de fronteira Brasil – Argentina

Entre os dias 1º e 10 de setembro, Américo Bellé, prefeito de Capanema, participou de missão técnica do Programa Fronteiras Cooperativas, desenvolvido no sudoeste do Paraná, em cidades que dividem seu território com a Argentina. A iniciativa do Sebrae/PR e da Associação de Regiões de Fronteira da Europa (Arfe) visou a formação de lideranças e estreitamento de relações com Portugal e Espanha, com o foco na melhoria do ambiente de desenvolvimento das cidades de fronteira.

Dentre as experiências durante o período, Bellé destaca alguns pontos em que o trabalho conjunto tem contribuído para o desenvolvimento daqueles municípios visitados: produção de uvas, gado leiteiro, suinocultura, atendimento de Saúde, intercâmbio comercial fronteiriço e a atuação das universidades.

“O que conhecemos e aprendemos na Europa nos norteará na forma de investir e trabalhar para que toda nossa região de fronteira se desenvolva. Ações isoladas nos municípios não são a solução para buscar o crescimento, mas sim, precisamos da união entre os vizinhos para fortalecer a todos”, analisa o prefeito. Para Bellé, a busca pelo conhecimento e inovação devem ser permanentes na gestão pública. “Não dá mais para fazer desenvolvimento do modo antigo. É preciso criatividade, inovação e ações que tragam qualidade de vida para a população, mas que preparem o futuro. Por isso, foi importante participar desta missão que oportunizou aprendizado sobre modelos de regiões e municípios semelhantes à nossa realidade”, pontua.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, outro ponto importante está na preparação de líderes tanto do Brasil, quanto na Argentina, além do conhecimento sobre experiências de cooperação transfronteiriça em países e regiões que têm aspectos peculiares à fronteira Brasil e Argentina, no sudoeste do Paraná.

“As atividades fazem parte da estruturação dos grupos de trabalho e preparação de líderes para o planejamento integrado e busca das soluções e planos de melhoria para o território, que tem como âncoras as cidades de Capanema, Planalto, Santo Antônio do Sudoeste, Barracão e Dionísio Cerqueira, pelo Brasil, e Comandante Andresito, San Antonio e Bernardo de Irigoyen, na Argentina”, projeta Campagnolo.

O grupo esteve em cidades portuguesas e espanholas, como Lisboa, Évora, Montánchez, Cáceres, Salamanca, Zamora, Santiago de Compostela e Porto. Na programação das lideranças, seminários de capacitação no Centro de Estudos Ibero-americanos da Universidade de Salamanca, referência histórica da Europa. Na pauta, relações comerciais e de desenvolvimento entre Brasil, Argentina e Europa, bem como modelos de fronteiras, em especial o “case” da Euro Região Duero/Douro, considerado um dos melhores exemplos de desenvolvimento integrado de fronteira de Portugal e Espanha.

A missão coordenada pelo Sebrae/PR contou com 21 pessoas, além do prefeito de Capanema Américo Bellé, estiveram na viagem o vice-prefeito de Planalto Edson Schlosser, o ex-prefeito de Bernardo de Irigoyen, Jorge Feldman, o presidente da FIEP, Edson Campagnolo, diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, técnicos, além de empresários regionais, dentre eles Alaor e Cerlei Dreher, de Capanema e o professor do IFPR, Kellerman Godarth. As Euro Regiões visitadas e estudadas na missão envolveram a Galícia-Norte, Centro-Castilla León e Alentejo-Extremadura.