Feira do Livro de Capanema é sucesso de público

Categoria: Cultura Publicado: Segunda, 16 Outubro 2017

Evento cultural foi bastante elogiado pelos visitantes

Em sua 16ª edição, a Feira do Livro de Capanema trabalhou, durante seus 4 dias de realização, o estado do Paraná, tanto na sua literatura, quanto em suas paisagens e música.

Já na abertura, realizada no domingo, 08, o Clube Crac ficou completamente lotado, para assistir as apresentações do cantor nativista Délcio Tavares e do Centro de Ballet do Conhecimento, de Posadas na Argentina.

Na abertura, Américo Bellé, prefeito de Capanema, destacou que “estamos investindo bastante na área da educação e da cultura. Só neste ano já triplicamos o número de turmas de ensino em tempo integral e estamos também capacitando nossos professores e toda equipe de trabalho. Precisamos crescer a partir da base, proporcionar mais qualidade na educação e na cultura de nossas crianças para construir um município ainda melhor”.

Participou do evento Edson Campagnolo, capanemense que atualmente é presidente da FIEP, que patrocinou, através do Sesi Cultura o show de Delcio Tavares.

O Ballet dirigido por Laura de Aira, mundialmente premiada, prendeu a atenção do público por quase duas horas, com trechos das mais importantes peças mundiais e, finalizando com o tradicional tango, dança clássica argentina.

Durante os três dias seguintes, todas as escolas, creches e outras instituições de ensino participaram do evento e também trouxeram apresentações culturais, quase todas elas voltadas ao tema do evento: A leitura pede passagem no Paraná. Apresentando os principais autores do estado, as lendas, os movimentos culturais, as origens étnicas, dentre outros.

Na segunda-feira, 09, foi realizado o “Café com Poesia”, com participação do professor Doutor Marcos Hidemi de Lima, da UTFPR, que falou sobre o papel do professor e o papel do escritor.

A terça-feira, 09, teve como ponto chave a apresentação de um dos maiores nomes da música paranaense, João Lopes, o Bicho do Paraná, subiu ao palco do evento e cantou seus maiores sucessos, inspirados na valorização do nosso estado, em sua grande maioria.

A Feira ainda disponibilizou espaço para que vários artistas e grupos do município apresentassem seus talentos em todos os dias da feira, completando uma programação variada e repleta de opções, aos vários estilos de público.

Livro para as crianças

Realizada durante a semana do Dia das Crianças, a Feira do Livro tem por objetivo estimular a leitura. E isso precisa iniciar já na infância. Pensando nisso, a Administração Municipal de Capanema, presenteou todas as crianças do pré ao 5º ano com vale livros, desta forma, igualitariamente, todas puderam voltar para casa com pelo menos um livro.

Zaida Parabocz, secretária de Educação, Cultura e Esporte destacou que “era difícil ver todo esse estímulo para a leitura e apenas algumas crianças tinham condições de voltar para casa com um livro. Neste ano proporcionamos que todas possam ter essa igualdade. Para muitas delas esse foi o seu primeiro livro”.

O evento foi promovido através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e pelo Departamento de Cultura, mas com contribuição de todas as escolas e creches que se empenharam na elaboração e realização do evento.