Escola móvel oferece formação profissional gratuita em Capanema

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 20 Junho 2018

Parceria entre Prefeitura de Capanema e Senai atenderá 112 pessoas em 6 turmas nos 3 cursos oferecidos.

Qualificação de mão-de-obra é um compromisso assumido pela atual administração municipal. Qualquer investimento na busca por auxiliar a população em busca de emprego começa por fomentar a busca pela profissionalização e aprendizado prévio, garantindo mais chances de obtenção das vagas de trabalho.
Desta forma, desde o ano passado, com a retomada da escola de ofícios, diversos cursos profissionalizantes estão sendo oferecidos, a grande maioria de forma completamente gratuita, através da parceria com o Senai. Os cursos tem certificação reconhecida em todo território nacional.
Nesta segunda-feira, foi inaugurada a escola móvel do Senai em Capanema, com grande estrutura montada, que disponibiliza os cursos de soldador, mecânico de motos e também de eletricista automotivo.
O prefeito Américo Bellé, aponta que "essa parceria com o Senai, facilitada pelo então presidente da FIEP, Edson Campagnolo, vem garantindo um futuro de sucesso aos capanemenses. Hoje o mercado de trabalho quer pessoas já preparadas, treinadas e praticamente todos que passaram pelos nossos cursos já estão trabalhando ou até abriram seu próprio negócio".
A gerente das unidades Sesi / Senai de Capanema, Ampére e Francisco Beltrão, Rosevete Martha Tesser, garante que "essas unidades móveis estão mudando a vida de muitas pessoas. Capanema está sendo um grande parceiro e estamos conseguindo disponibilizar muitos cursos importantes aqui. Na feira do melado já temos mais um garantido e buscamos trazer ainda mais oportunidades para cá".
Roque Pomermaier, gerente da agência do trabalhador, destacou que as vagas foram rapidamente preenchidas e a lista de espera tem bastante gente. Segundo ele, "durante esses anos que Capanema deixou de oferecer os cursos profissionalizantes, tivemos muitas perdas, muita gente ficou sem emprego e não conseguiu mais oportunidades. Mas isso vem mudando desde o ano passado, graças ao empenho da administração municipal que entendeu que as oportunidades surgem quando as pessoas estão qualificadas".
A conquista foi comemorada também pelo secretário de Administração, que responde interinamente também pela pasta de Indústria e Comércio, Valdeci Alves dos Santos afirmou que "foram precisos ajustes aqui e ali para garantir orçamento necessário para esses cursos. Mas é um investimento que vale muito. Se cada um dos alunos fosse buscar esses cursos no particular, certamente custariam mais de R$ 1.000,00 até R$ 1.500,00 por pessoa. E os alunos não pagarão nada por isso, tudo está sendo bancando pela Prefeitura e pelo Senai".
Todos os alunos já receberam um jaleco, que foi produzido em outro curso oferecido pela mesma parceria, o curso de Costura Industrial, cuja formatura foi realizada há poucos dias.
A estrutura toda precisou ser montada no Parque de Exposições, para comportar tanto em tamanho quanto em carga elétrica necessárias. A escola móvel possui espaços para aulas teóricas, bem como laboratórios em equipados para as atividades práticas.
Durante a feira do melado teremos a participação de outra unidade móvel com o curso de panificação. Mais cursos estão sendo buscados ainda para o segundo semestre de 2018.