CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO – TRIBUTAÇÃO 

 

Setor que tem como objetivo efetuar os lançamentos, fiscalizar e controlar os recebimentos de impostos e taxas, bem como inscrever em dívida ativa os créditos oriundos de receitas tributárias ou não tributárias.

 

ATENDENTES: Fábio Júnior Rapachi, Daniel Dorochowicz, Miguel Lucio da silva.

Diretora: Édina Luciane Escher Sott

 

ATENDIMENTO: De segunda á sexta-feira (exceto feriado), das 7:45h ás 11:30h e das 13:15h ás 17:30h

TELEFONE:  46 35521321 ou 46 98801-3505 (WhatsApp)

E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ENDEREÇO: Avenida Gov Pedro Viriatto Parigout de souza, nº 1080 - Centro

 

*UFM (UNIDADE FISCAL DO MUNICÍPIO) = R$96,00

 

Serviços oferecidos:

IPTU: 

- ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO IMOBILIÁRIO (TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DO IMÓVEL)

-Documentos necessários: Documento legal de posse do imóvel (escritura/ contrato de compra e venda, documentos pessoais do proprietário.

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a atualização.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

Imediato.

 

- SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE CARNE DE IPTU, OU GUIA PARA 

PAGAMENTO DEPOIS DO VENCIMENTO

-Documentos necessários: Documento do proprietário do imóvel, número do cadastro imobiliário ou endereço para localização do mesmo

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a solicitação.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

Imediato.

 

 

- EMISSÃO DE CERTIDÃO DE AVALIAÇÃO 

 

-Documentos necessários: Preencher o requerimento de avaliação, Matrícula do imóvel, CAR se for imóvel rural.

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a certidão.

 

CUSTOS:

uma taxa de expediente R$28,80 se precisar por escrito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

Até 15 dias

 

- EMISSÃO DE CERTIDÃO NEGATIVA DO IMÓVEL 

 

-Documentos necessários: Identificação do proprietário ou número do cadastro imobiliário ou endereço do imóvel para localização do mesmo.

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a certidão.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

Imediato.

 

- SOLICITAÇÃO DE NUMERAÇÃO 

Solicitação do pedido de numeração de imóvel ou lote urbano.

- Documentos necessários: Documento do proprietário do imóvel, número do cadastro imobiliário ou endereço para localização do mesmo

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para fazer a solicitação.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

Imediato.

 

  • SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO IPTU 

Solicitação do pedido de isenção do IPTU do exercício do ano que se sucederá deve ser sempre realizada no ano anterior (exemplo: isenção do IPTU 2022 deve ser realizada até dezembro de 2021).

O contribuinte deverá ter mais de 60 anos, possuir apenas um imóvel e a renda  familiar não poderá ultrapassar três salários-mínimos.

   Documentos necessários: 

  • Documento do proprietário do imóvel
  • Documentos do imóvel (escritura contrato de compra e venda)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de aposentadoria (extrato bancário/ holerite)

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a atualização.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

Imediato.

 

ITBI 

 

- Documentos necessários: requerimento do ITBI, avaliação do imóvel

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via Portal do Contribuinte no site da prefeitura: https://capanemapr.equiplano.com.br:8443/contribuinte/#/

Entre em: Página inicial da Prefeitura → TributaçãoITBI online

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a guia.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

até 15 dias.

 

ALVARÁ 

 

- Alvará de Funcionamento

Solicitação de emissão de alvará de licença e funcionamento anual e solicitação de alvarás sanitários anual.

Serviço para:

Pessoa física

Pessoa Jurídica

 

ONLINE: 

Este serviço está disponível diretamente no site: www.reredesim.pr.gov.br para todos os cidadãos.

Opcionalmente poderá o requerente comparecer junto a Agência do Trabalhador ou procurar um Contador para solicitar a abertura do processo.

 

 -Documentos necessários: 

  • Requerimento com a solicitação
  •  Contrato Social
  • RG e CPF ou cartão do CNPJ
  • Alvará do corpo de Bombeiros para estabelecimentos onde haja atendimento presencial.
  • Alvará da vigilância sanitária

CUSTOS:

De acordo com a tabela em vigência pelo Código Tributário Municipal

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

Até 15 dias.

 

O alvará da vigilância sanitária, deverá ser requerido diretamente no Setor da Vigilância em anexo ao posto de saúde central

 

 

 - EMISSÃO DE CERTIDÃO NEGATIVA DE PESSOA JURÍDICA 

 

-Documentos necessários: Documento da empresa (CNPJ)

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a emissão.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

Imediato.

 

 

  • SOLICITAÇÃO DE NOTA ELETRÔNICA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

 

-Documentos necessários: Ser cadastrado no sistema de contribuintes do município (cadastro Fiscal)

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Requerimento (https://www.esnfs.com.br/), contrato social e cartão CNPJ

 

ONLINE:

Através do e-mail ou WhatsApp do setor.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

 

DOMICÍLIO ELETRÔNICO 

 

- Documentos necessários: documentos pessoais

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via Portal do Contribuinte no site da prefeitura: https://capanemapr.equiplano.com.br:8443/contribuinte/#/

Entre em: Página inicial da Prefeitura → TributaçãoDomicílio eletrônico

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a atualização.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

até 15 dias.

 

DESIF (para instituições financeiras) 

 

- Documentos necessários: documentos pessoais do gestor da instituição financeira

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via Portal do Contribuinte no site da prefeitura: https://capanemapr.equiplano.com.br:8443/contribuinte/#/

Entre em: Página inicial da Prefeitura → TributaçãoDesif

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a atualização.

 

CUSTOS:

Gratuito

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

até 15 dias.

 

 TAXA DE  SEPULTAMENTO E EXUMAÇÃO 

Documentos necessários: Cadastro no sistema de contribuintes no município. Caso não cadastrado é necessário apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e atestado de óbito para registro do sepultamento.

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a guia.

 

CUSTOS:

*2,58 UFM (unidade fiscal do Município)

 

PREVISÃO DE ATENDIMENTO:

 Imediato

 

- EMISSÃO DE TAXA DO COMERCIO EVENTUAL E AMBULANTE

 

Documentos necessários: Cadastro no sistema de contribuintes no município.  Caso não cadastrado é necessário apresentar os documentos pessoais (RG e CPF).

 

ONLINE: 

O requerente deverá solicitar via protocolo online no site da prefeitura: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Entre em: Página inicial da Prefeitura → Abertura de Processos → Solicitação Tributação

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a taxa.

 

CUSTOS:

De acordo com a tabela:

a) Eventual

Dia

Mês

Ano

Com veículo

9, 00 UFM

6,00 UFM

-

Sem veículo

4,50 UFM

5,00 UFM

-

b) Ambulante

Dia

Mês

Ano

Com veículo

9, 00 UFM

8,00 UFM

20,00 UFM

Sem veículo

4,50 UFM

5,00 UFM

10,00 UFM


 *UFM = 96,00

 PREVISÃO DE ATENDIMENTO: 

 Imediata

 

- EMISSÃO DE DEMAIS TAXAS DIVERSAS

O requerente deverá solicitar via Portal do Contribuinte no site da prefeitura: https://capanemapr.equiplano.com.br:8443/contribuinte/#/

Entre em: Página inicial da Prefeitura → TributaçãoCarnês e Guias

Opcionalmente poderá, o contribuinte, entrar em contanto pelos telefones, e-mail ou WhatsApp. Bem como comparecer no Setor de Tributação na Sede da Prefeitura Municipal para solicitar a atualização.

 

PARA INFORMAÇÕES SOBRE:

  • CONSULTA PREVIA DE SUBDIVISÃO
  • CONSULTA PRÉVIA DE ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO
  • HABITE-SE

Procurar a Secretaria de Planejamento e Projetos – Av. Brasil, nº 39, Centro (antigo posto de saúde).

 

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Serviços oferecidos:

CERTIDÕES PARA FINS DE APOSENTADORIA – CERTIDÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.

FORNECIMENTO DE DOCUMENTOS EM GERAL.

 

Documentos necessários para solicitar a Certidão por Tempo de Contribuição:

- CPF

- RG

- Comprovante de residência

- Título de Eleitor

- Número de PIS/PASEP

 

Formas de solicitar os serviços oferecidos:

Através do Protocolo Online do Município: https://www.capanema.pr.gov.br/protocolo

Presencialmente, junto ao Departamento de Recursos Humanos.

 

Horários de atendimento
De segunda a sexta-feira
Das 7h45min às 11h:30min e das 13h:15min às 17h:30min

Departamento de Recursos Humanos
Av. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 1080, Centro.
Fone: 46 3552-1321 / 46 98401-3508

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA-IMO

Público do Serviço: Serviços ao cidadão

 

Serviços oferecidos:

- Visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

-  Auxilio com a Carteira de Trabalho Digital.

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

- Foto 3x4

- RG ou Certidão de Nascimento

- CPF

-Comprovante de residência.

 

Previsão do prazo máximo para prestação do serviço:

- Não estimado ainda

 

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manisfestação sobre a prestação do serviço:

- Através do site https://empregabrasil.mte.gov.br/ ou comparecer a uma Agência do Trabalhador - SINE

 

 

SEGURO DESEMPREGO

Público do Serviço: Serviços ao cidadão

 

Serviços oferecidos:

- Encaminhamento do Seguro-Desemprego que é um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa).

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

 

-Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, Termo de Quitação de Rescisão de Contrato de Trabalho e ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (você recebe do empregador estes documentos no momento que é dispensado sem justa causa).

- CPF;

-RG

Previsão do prazo máximo para prestação do serviço:

- Não estimado ainda

 

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manisfestação sobre a prestação do serviço:

 

- Comparecer até a Agência do Trabalhador-SINE ou através de aplicativo móvel com uso de um celular conectado à internet por meio de aplicativo da Carteira de Trabalho Digital: Versão ANDROID e IOS

 

 

Mariluci Candioto

Agente de Intermediação de Mão de Obra- IMO, Seguro-Desemprego e Secretária da Junta do Serviço Militar

 

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta-Feira

Das 7h45min às 11h30min e das 13h00 às 17h15min

 

Agência do Trabalhador

Rua Rio de Janeiro, nº 1450, Centro

Fone: 46-3552-2166

Emissão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR)

Emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) comprova que o imóvel rural está cadastrado no INCRA. Só com o documento é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, e conseguir financiamentos bancários para investimento na propriedade.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Para emitir o CCIR é necessário que o imóvel rural já esteja regularmente cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).

Documentação necessária: Matrícula atualizada, certidão de casamento e documentos pessoais do casal.

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitar a emissão na Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;

Análise da documentação;

Emissão do CCIR-INCRA.

 

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

15 dias úteis.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefonico.

Emissão, Alteração ou Exclusão de CAD-PRO:

 

O Cadastro de Produtores Rurais (CAD/PRO) é um cadastro para pessoas físicas que se dedicam à atividade agropecuária e que pretendam realizar operações relativas à circulação de mercadorias, permitindo que o produtor emita nota fiscal para comercializar seus produtos de forma legal, com todos os direitos e deveres definidos pelo sistema da Secretaria da Fazenda (SEFA-PR). É necessário se inscrever no CAD/PRO antes do início das atividades.

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Para a solicitação da inscrição no CAD/PRO deverão ser apresentadas cópias atualizadas dos documentos do imóvel ou da propriedade e dos documentos pessoais do produtor rural, do associado à produção e do representante legal, se for o caso.

Deverão ser apresentados, para a identificação fiscal do imóvel ou da propriedade onde o produtor rural exerce a sua atividade: cópia da matrícula atualizada; contrato de arrendamento, comodato ou parceria  com firma reconhecida em cartório,em caso de utilização de propriedades de terceiros e INCRA do imóvel.

Deverão ser apresentados para a identificação do produtor rural, do associado à produção e do representante legal: cópia do cartão de inscrição no CPF; comprovante de residência; cópia da Identidade Civil; cópia da Certidão de Casamento, se for o caso; instrumento legal da representação.

 

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitar a inscrição no CAD-PRO;

Encaminhamento da documentação ao Sistema Estadual de Produtor Rural para avaliação;

Homologação da inscrição;

Impressão do cartão CAD-PRO.

 

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

15 dias úteis

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

Para a exclusão da inscrição no CAD/PRO, a ser requerida na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, deverá o interessado apresentar o CAD-PRO e estar em dia com as notas fiscais de produtor rural. A partir disso, será preenchido o requerimento de exclusão, assinado pelo titular.

 

Emissão de Guia de Transporte Animal (GTA):

 

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento obrigatório para a movimentação de animais entre e para explorações pecuárias, estabelecimentos e eventos agropecuários, fundamentada nos dados cadastrais e documentais do produtor.

A GTA  formaliza e comprova a sanidade dos animais e sua origem quando em movimentação entre origem e destino. Servindo de instrumento para corroborar com o Status Sanitário do Estado e a procedência dos animais.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

A emissão de GTA está condicionada:

  1. à existência do cadastro atualizado da exploração pecuária, estabelecimento ou evento agropecuário de procedência e de destino dos animais no Sistema de Defesa Sanitária Animal (SDSA) da Adapar;
  2. ao cumprimento, pela exploração pecuária ou estabelecimento de procedência e destino, das normas e exigências sanitárias previstas em legislação;

III. à existência no cadastro da exploração pecuária, estabelecimento ou evento agropecuário de procedência, de animais na quantidade requerida, por espécie, sexo e faixa etária;

  1. à inexistência de impedimento, por determinação judicial ou sanitária, da exploração pecuária, do estabelecimento ou evento agropecuário de procedência e de destino.

 

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitação da GTA;

Emissão e preenchimento da Nota de Produtor Rural;

Emissão da GTA com base nos dados e quantidades  informados pelo solicitante;

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

1 dia útil.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico, ou nas Unidades Regionais da Adapar.

Atualização do Rebanho:

 

É a campanha anual de atualização do cadastro de todos os animais de uma propriedade rural: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Pela internet:

No primeiro acesso, você deve fazer um cadastro. Basta informar o CPF e seguir o passo a passo para criar login e senha.

Após o cadastro, o acesso será feito com o login e a senha criados.

Selecione a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolha a espécie e preencha com os dados pedidos.

Depois, clique em Comprovar.

Repita este procedimento para cada uma das espécies com pendência.

Pessoalmente:

O produtor rural deve dirigir-se até a unidade de atendimento municipal, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, solicite o formulário de atualização. Preencher, assinar e devolver na mesma unidade onde retirou o documento.

Principais etapas para processamento do serviço:

A campanha de atualização do cadastro é realizada em etapa única, que vai de1° de maio a 30 de junho. 

Forma de prestação do serviço:

Via internet ou presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

Quando feita pela internet, a atualização do rebanho é imediata. Para formulários entregues pessoalmente, o prazo é variável. 

 

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico, ou nas Unidades Regionais da Adapar.

Programa de Inseminação Artificial em Bovinos:

Esse programa tem por objetivo promover o melhoramento genético de bovinos, por meio da inseminação artificial. Através deste programa os produtores rurais têm acesso gratuito à 20 doses de sêmen bovino de touros provados anualmente e nitrogênio líquido para conservação dos sêmens nos botijões com preço reduzido.

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Os produtores rurais que possuem botijões de armazenamento de sêmen bovino e que desejam adquirir nitrogênio líquido com preço reduzido e as 20 doses de sêmen bovino, devem comparecer à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e efetuar a manifestação de interesse, realização de cadastro e consequentemente receberão informações sobre as datas das recargas mensais.

As doses de sêmen bovino e demais materiais (luvas e bainhas para IA) adquiridos pela Secretaria de Agricultura através deste programa, são disponibilizadas gratuitamente aos inseminadores para que possam efetuar os serviços de Inseminação Artificial de bovinos nas propriedades rurais do município, com redução de custos ao produtor rural.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

Não há prazo determinado.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

Emissão de Notas de Produtor Rural e Relatório de Notas:

Esta Secretaria realiza a emissão de notas fiscais de produtor rural, que é um documento importantíssimo para comprovar as relações comerciais feitas entre o produtor rural e pessoas físicas ou jurídicas, auxilia no recolhimento dos tributos evitando a sonegação fiscal e comprova atividade rural para fins de aposentadoria, ou auxilio doença.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Para emissão da nota o produtor rural deve comparecer na Secretaria de Agricultura e apresentar um documento de identificação pessoal e CAD-PRO.

Para emissão de notas de produtor rural para terceiros faz-se necessário apresentação de uma procuração/autorização reconhecida em cartório.

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitar emissão da nota de produtor, informando a quantidade e dados para preenchimento;

Apresentação dos documentos de identificação pessoal do titular ou procuração/autorização reconhecida em cartório.

Retirada da Nota de Produtor Rural.

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

1 dia útil.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

Carimbar/Autenticar notas de Produtor Rural:

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

O produtor rural deve trazer suas notas de venda de produtos até a Secretaria para carimbar/autenticar e lançar os dados no sistema da Receita Estadual.

Principais etapas para processamento do serviço:

Entrega das notas de Produtor na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;

Carimbo/autenticação da terceira vias das notas;

Arquivamento da quinta via;

Devolução das vias autenticadas ao produtor rural.

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

7 dias úteis.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

Bônus Agrícola:

Este programa visa o apoio e incentivo à atividade agrícola do município de Capanema, proporcionando a oportunidade a todos os agricultores de terem acesso aos incentivos públicos, dando maior transparência ao uso do dinheiro público, possibilitando uma efetiva fiscalização e reduzir ao máximo a sonegação fiscal. 

 

Requisitos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Será utilizada para fins de cálculo dos valores a serem pagos através deste programa, a movimentação econômica do Bloco de Produtor Rural do ano anterior ao pagamento dos incentivos nos seguintes prazos.
 
 I-a apresentação de notas para fins de cálculo até 31/03;
 
 II-correspondente às notas emitidas e autenticadas no período de 01/01 até 31/12 do ano anterior.

 

Documentos necessários:

I - Apresentação de requerimento escrito junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, mediante protocolo, sem o qual terá seu pedido indeferido.
 
 II - Comprovação da condição de agricultor, através da apresentação de Bloco de Produtor Rural e comprovante de residência;
 
 III - Certidão negativa de débitos de qualquer natureza, tributários ou não, junto ao município de Capanema-PR.
 
 IV - Manter limpa a sua propriedade, livre de entulhos ou dejetos de qualquer natureza, salvo em casos excepcionais onde o lixo esteja alocado em caráter provisório sobre a propriedade.
 
 V - Declaração de cumprimento da função social da propriedade agrícola pelo atendimento dos seguintes requisitos:
 
 a) Aproveitamento racional e adequado da propriedade;
 b) Utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;
 c) Observância das disposições que regulam as relações de trabalho;
 d) Exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores;
 e) Utilização dos recursos para beneficiar a produção; (Redação dada pela Lei nº1812/2022) 

 

Além disso, este programa contempla também o incentivo para realização de terraplanagem com valor de R$ 9,50 (nove reais e cinquenta centavos) por metro quadrado de área construída nas propriedades rurais agrícolas. Para abertura de açudes R$ 7,00 (sete reais) por metro quadrado do espelho d`água e R$ 9,50 (nove reais e cinquenta centavos) por metro quadrado da área da superfície da esterqueira escavada construída.

Para o desenvolvimento da bovinocultura leiteira presta apoio financeiro de R$ 5,00 para cada exame de Brucelose e R$ 5,00 para cada exame de Tuberculose e subsídio de R$ 5,00 por litro de nitrogênio adquirido para conservação do sêmen.

 

 

Principais etapas para processamento do serviço:

Requerimento solicitando a execução dos serviços;

Entrega da documentação na Secretaria de Agricultura, em alguns casos agricultor deverá apresentar comprovante da ADAPAR de Cadastro do Rebanho em seu nome.

Vistoria no local indicado pelo agricultor (quando necessário);

Encaminhamento da Documentação para Tesouraria Municipal;

Análise da documentação e autorização pelo prefeito municipal;

Depósito do valor correspondente em conta bancária informada e de titularidade do produtor rural beneficiário.

 

O produtor rural deve estar atento para as datas de cadastramento do bônus fiscal conforme o final do CPF:

CPF final 0 e 1 – mês de maio

CPF final 2 e 3 – mês de junho

CPF final 4 e 5 – mês de julho

CPF final 6 e 7 – mês de agosto

CPF final 8 e 9– mês de setembro

 

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e vistorias in loco nas propriedades.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

1 dia útil para realização do cadastro e encaminhamento à Tesouraria da Prefeitura Municipal.

Mínimo 30 dias após aprovação para o depósito bancário ao produtor.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

Para mais informações consultar a LEI MUNICIPAL Nº 1.669, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2018 e LEI  MUNICIPAL Nº 1.844, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2022.

Certidão de Uso e Ocupação de Solo:

A Certidão do Uso Ocupação do solo é responsável para comunicar às instituições estaduais de fiscalização Instituto Água e Terra Paraná (IAT) a conformidade ou desconformidade com a legislação municipal (LEI nº 1134, de 16 de Agosto de 2007), sobre uso do solo municipal adequação da instalação do objeto.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Para solicitar a certidão de um empreendimento, o responsável legal deve comparecer presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com documentos de identificação pessoal, onde confeccionará requerimento de solicitação da certidão de Uso e Ocupação do Solo e receberá as orientações necessárias quanto ao restante da documentação a ser providenciada, bem como da finalidade do  objeto necessárias para obtenção do registro.

Principais etapas para processamento do serviço:

- Requerimento da Certidão de Uso e Ocupação do Solo;

- Apresentação da documentação necessária;

- Analise da natureza do objeto;

- Diagnóstico sobre informação verdadeira a ser declarado com fotos  no local. ;

- Conclusão da confecção da certidão.

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

15 dias úteis para avaliação da documentação sobre a finalidade do objeto, elaboração documental e levantamento de veridicidade do objeto.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Declaração de Validação de Consistência de Informações para Certificação Orgânica:

Esta declaração é um documento de procedência para declarar consistência de informações que geralmente são exigidas a pedido de certificação de área para cultivo de culturas orgânicas, solicitado pela empresa certificadoras.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Para solicitar esta declaração, o responsável legal deve comparecer pessoalmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fornecer as informações de matricula do imóvel rural, lote, endereço, bairro, comprovação de titularidade, finalidade da certificação ou protocolo de solicitação da certificação da área, para posterior análise.

O profissional responsável, realizará visita na área indicada e analise, dependendo da situação que se encontra e não tendo consistência das informações, não será elaborado ou deferido a declaração.

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitação ao Atendimento.

Detalhamento e informação;

Orientação e analise  de consistência das informações ;

Orientação e visita na área de Certificação;

Conclusão da análise, elaboração da declaração e o deferimento caso que se enquadra.

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente protocolando pedido.

 

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

7 dias úteis para avaliação, diagnostico e conclusão.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

Pessoalmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

 

Denúncias de maus-tratos aos animais domésticos:

 

Ao presenciar alguma situação de maus-tratos aos animais, o usuário pode dirigir-se à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou entrar em contato via WhatsApp da Secretaria para registrar a denúncia. As denúncias são anônimas.

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço

Para registro da denúncia deverá ser informado o motivo da denúncia, o endereço completo e informações pessoais para localização do denunciado. Se possível, registrar com fotos/vídeos.

 

Principais etapas para processamento do serviço:

Recebimento e registro da denúncia;

Vistoria/Investigação no local denunciado pela equipe responsável;

Orientação verbal e escrita visando a resolução do problema;

Retorno no local denunciado para verificação;

 

Forma de prestação do serviço:

In loco.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

15 dias úteis.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço.

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal:

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM-POA) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal (os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos, matérias-primas e derivados; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; o ovo e seus derivados; o mel, a cera de abelha e outros produtos da colmeia).Todos os estabelecimentos que recebem, manipulem, armazenem, conservem ou acondicionem produto de origem animal devem estar devidamente registrados no órgão competente para a fiscalização da sua atividade (SIM, SIP ou SIF), caso contrário são considerados clandestinos e sujeitos à apreensão e condenação de seus produtos.

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: 

Para solicitar o registro de um estabelecimento, o responsável legal deve comparecer presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o documentos de identificação pessoal, onde preencherá o requerimento de solicitação de registro no SIM e receberá as orientações necessárias quanto ao restante da documentação a ser providenciada, bem como das estruturas físicas necessárias para obtenção do registro.

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitação de registro;

Apresentação da documentação necessária;

Análise e aprovação do terreno;

Análise e aprovação do projeto;

Conclusão do registro do estabelecimento;

Emissão do certificado de registro no SIM-POA.

 

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

15 dias úteis para avaliação da documentação e 30 dias úteis para avaliação/aprovação do terreno.

Para a conclusão do registro não há prazo estimado, pois varia conforme o atendimento aos requisitos legais, além da necessidade de construção/execução das obras.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço.

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

 

Proteção e Recuperação de nascentes:

A recuperação e proteção de nascentes melhoram o fornecimento de água e fortalecem a biodiversidade local, mantendo as águas limpas e puras, com qualidade para consumo humano, irrigação e saciedade dos animais, trazendo mais qualidade de vida.

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: 

O produtor rural que deseja utilizar este serviço deve vir pessoalmente até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com seus documentos de identificação pessoal, onde será preenchido o cadastro para formação da lista de espera.

 

Principais etapas para processamento do serviço:

Realizar o cadastro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;

Visita na propriedade para verificar a situação da nascente;

Realização da recuperação/proteção.

 

Forma de prestação do serviço:

In loco

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

Prazo indeterminado, seguindo a lista de agendamento.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço.

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

Fornecimento de mudas de árvores nativas:

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

O munícipe interessado em realizar o plantio de árvores nativas deve comparecer à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente munido de seus documentos de identificação pessoal, manifestar o interesse através do preenchimento de um requerimento, para formalizar a doação.

Principais etapas para processamento do serviço:

Manifestação de interesse;

Escolha das mudas de árvores nativas disponíveis;

Assinatura da Declaração de Doação de mudas de árvores nativas;

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

5 dias úteis.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço.

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

 

Coleta Seletiva:

O Serviço da Coleta Seletiva prestado ao município é de grande importância para  a limpeza e destinação correta dos resíduos recicláveis e rejeitos gerados, além disso acompanha as indústrias geradoras de resíduos para destinar corretamente a local licenciados os resíduos gerados.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: 

Para solicitar atendimento sobre a coleta seletiva ou consultar informações, o munícipe  ou responsável legal do empreendimento, no caso empresa, deve comparecer presencialmente ou entrar em contato pelo  atendimento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (46) 98401-3590 se identificando, apresentando e argumentando a ocorrência, detalhando sobre endereço e fotos, assim que possível o atendimento será realizado, explanando melhor forma de atendimento,destinação e informações sobre abertura do atendimento.

 

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitação ao Atendimento.

Detalhamento e informações do chamado ;

Análise da natureza do Atendimento;

Diagnostico sobre as informações verdadeiras e posicionamento;

Conclusão do atendimento .

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente ou atendimento via comunicação virtual.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

7 dias úteis para avaliação diagnostico e conclusão.

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço.

Presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou via contato telefônico.

Autorização para derrubada de árvores nativas:

A autorização fornecida por esta Secretaria para supressão de árvores isoladas nativas é de caráter comunicativo à entidade de fiscalização de origem vegetal (material florestal de risco a queda ou a danos). Essa  autorização emitida na Secretaria Agricultura e Meio Ambiente é encaminhada a entidade de inspeção estadual para análise e avaliação. Essa autorização justifica a supressão, não abona movimentação de material florestal.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: 

Para solicitar a emissão da Autorização, o responsável legal deve comparecer presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o documentos de identificação pessoal e do imóvel, onde confeccionará requerimento de Autorização de Supressão de Árvores Isoladas de Risco, e receberão as orientações necessárias quanto ao restante da documentação a ser providenciada, bem como da finalidade e justificativa da derrubada.

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitação ao Atendimento.

Detalhamento e informação ;

Análise e perícia;

Diagnóstico sobre as informações verdadeiras e posicionamento;

Emissão da Justificativa e encaminhamento para elaboração do laudo de vistoria;

Conclusão do atendimento, entrega da autorização e laudo de vistoria.

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente ou atendimento via comunicação virtual ou protocolo.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

7 dias úteis para avaliação, diagnóstico e conclusão.

Envio de amostras para análise de solo:

O envio das amostra solo e orientação é realizado por um profissional da área da agronomia, servidor público da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, onde busca-se a melhor interpretação do resultado, confiabilidade para análise das amostras e agilidade no processamento dos laudos, para garantir integral exigência nos atendimentos ao custeios agrícolas, alem de orientação e recomendação nas adubações e/ou correção.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Para solicitar a análise de solo, o responsável legal deve comparecer presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com as informações do número da matrícula do imóvel rural, lote , endereço, bairro e a finalidade da amostra, para solicitar no pedido qual analise será elaborada com aquela amostra. O valor financeiro da análise geralmente é passado no ato da entrega da amostra, cujo valor é tabelado de acordo com o tipo de análise, assinando uma solicitação ao laboratório para realização das amostras.

Principais etapas para processamento do serviço:

Solicitação de atendimento;

Detalhamento e informação ;

Orientações sobre amostragem de solo;

Preparação da amostra e preenchimento da solicitação de análise e tipo de análise (físico, químico, macro e micro nutrientes, nutrientes essenciais);

Orientação e envio ao laboratório;

Aguardar 3 a 7 dias para análise, emissão de laudo da  amostra;

Conclusão da análise emissão do laudo;

Recomendação e emissão de orientação técnica de correção e calagem.

Forma de prestação do serviço:

Presencialmente.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

15 dias úteis para avaliação, diagnóstico e conclusão.

 

Relação de Serviços ofertados pelo CRAS

 

* Cadastro Único para Programas Sociais dos Governos Federal e Estadual, tais como:

Programas Federais:

- Bolsa Família;

- Encaminhamento para BPC (Benefício de Prestação Continuada);

- Tarifa Social de Energia Elétrica;

- Carteira da Pessoa Idosa;

- Contribuição reduzida para Dona de Casa;

- ID Jovem;

- Criança Feliz;

- PAIF- Proteção Integral às Famílias;

- SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

  • Capoeira

Localidade: Marechal Lott terça-feira e sexta ferias: 06 horas por dia ;

Formando Cidadão: Segunda-feira 13:00 as 17:00 horas;

Conselho tutelar: Terça-feira e sexta-feira 3 horas por dia das 17:30 as 20:30 horas;

  • Karate:

Localidades: Formando Cidadão sexta-feira das 13:00 as 17:00 horas;

Localidade: Parque de Exposição;

  • Artesanato

Cras: 13:30 ate as 15:30 horas todas as sexta-feira;

 

  • Ballet:

Local: Casa da Cultura: Quartas feiras das 09 as 10 horas

Segunda-feira das 16:30 ate as 18:30 horas;

 

  • Psicomotricidade

 

Local: Cmei Balão Magico: quarta-feira das 08:30 as 10:30h e das 14:00 as 16:30 horas

 

Programas Estaduais:

- Programa Estadual “Leite das Crianças”;

-  Cartão Comida Boa;

- Compra Direta Paraná;

-Nossa Gente Paraná;

 

Demais serviços

- Isenção para segundas vias de documentos;

- Encaminhamento para nomeação de advogados Dativos, para pessoas hipossuficientes;

- Benefício eventual da cesta básica;

- Escuta Especializada;

- Acompanhamento psicossocial;

- Carteira para visitação em presídio;

- Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA);

- Programa de Aquisição de Alimentos – PAA;

- Oficinas de acompanhamento familiar;

- Cursos em parceria com o SENAR.

 

 

 

 

SERVIÇOS PRESTADOS PELA SECRETARIA DA FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

  • Serviço de Acolhimento Família Acolhedora:

 

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção. O acolhimento deve ser a última medida para garantia dos direitos de crianças e/ou adolescentes, após se esgotarem as outras possibilidades de apoio à família de origem pela rede de serviços.

 

 

  • Centro Dia Idoso

 

O Centro dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. Busca-se evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento. A equipe deste Centro compartilha, com os cuidadores das famílias, os cuidados necessários ao atendimento de idosos e de pessoas com deficiência. Com o apoio encontrado no Centro Dia, torna-se mais fácil a inclusão e a participação social.

 

  • Departamento de Politicas Públicas para Mulheres;

 

Fiscalizar os cumprimentos de Leis, federal, estadual e municipal que atendam os interesses das mulheres;

Formular diretrizes e promover a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações e sua plena integração na vida socioeconômica, política e cultural;

Desenvolver programas que visem a participação da mulher em todos os campos de atividades;

Acompanhar a elaboração de programas do governo em questões relativas a mulher;

Atuar nos projetos de lei relativo a questão da mulher quer seja de iniciativa do Executivo ou do Legislativo Municipal;

Sugerir aos Poderes do Ente Federado a elaboração de projetos de lei que visem assegurar ou ampliar os direitos das mulheres;

Estabelecer intercambio com entidades a fins, para inserção de mulheres dentro do mercado de trabalho;

Organizar junto com a Secretária Executiva dos Conselhos o cronograma anual de reuniões do Conselho da mulher;

Acolher a mulher vítima de violência, junto com a equipe técnica da Proteção Especial;

Elaborar e executar reuniões com grupos de mulheres vítimas de violência;

Criar grupos de trabalho para promover estudos, elaboração de projetos, fornecer subsídios ou sugestões para apreciação do conselho;

Fazer visitas junto com a equipe técnica da Proteção Especial após Boletim de Ocorrência;

Encaminhamento para demais políticas públicas do município.

 

SERVIÇOS PRESTADOS NO DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

 

RG: Serviço de identificação primeira e segunda via

Documentos obrigatórios:

Certidão de casamento, Certidão de nascimento, Averbação de divórcio ou Certidão de óbito e CPF.

Documento complementares: Título, Cartão do SUS, CNH, Carteira de trabalho, Tipagem sanguínea, PIS/PASEP.

Após fazer o encaminhamento de toda documentação ao sistema E-cívil, contando a partir do dia do pagamento da taxa, leva entorno de 15 dias para retirada, somente o titular. E somente 2° via do RG que será gerada uma guia de pagamento.

O atendimento leva aproximadamente vinte minutos por pessoa, preenchendo um formulário, digitalizando todos os documentos, colhendo as digitais e após isso é feito a foto.

 

 

 

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

 

Serviços oferecidos: Alimentação Escolar Especial para todos os alunos das Escolas Municipais e Centros de Municipais de Educação Infantil

 

Requisitos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Enviar um ofício constando todas as informações necessárias para o Secretário de Educação e Cultura com atestado médico em anexo.

 

Principais etapas para processamento do serviço:

Para receber alimentação especial para alergia e intolerância alimentar na matrícula deve entregar um exame ou laudo médico atestando que necessita de uma alimentação especial. O prazo máximo apara o atendimento depende dos processos licitatórios podendo chegar até 60 dias a partir da solicitação.

MATRÍCULAS, VAGAS E TRANSFERÊNCIAS

 

Serviços oferecidos: A Secretaria Municipal de Educação e Cultura  disponibiliza Educação Infantil, em 05 (cinco) CMEI´s, Educação Infantil e Ensino Fundamental em 09 (nove) escolas, dentre elas 04 (quatro) escolas na Zona Rural e 05 (cinco) na Zona Urbana. Contamos com 03 (três) escolas que oferecem AEE (Atendimento de Educação Especializada).

 

Requisitos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: Para realização de matrículas: cópia dos documentos necessários, certidão de Nascimento do aluno, RG e CPF do aluno (caso tenha); RG e CPF dos Responsáveis; Cartão Bolsa Família (se for beneficiário); Comprovante de Residência; Carteira de Vacinação e Declaração de Vacina, retirada nas unidades de Saúde. Transferência da escola de origem (quando vir de outra escola).

 

Período de realização das matrículas e como é feito: Divulgação através de bilhetes, avisos nas igrejas, através de vinculação nas rádios locais, grupos de whatsapp e facebook. Em novembro são realizadas as matrículas novas para o Infantil 4º e rematrículas desse curso na Secretaria Municipal de Educação. Em dezembro, renovação das matrículas para o ano seguinte, nas Escolas Públicas Municipais; Janeiro matrículas novas, na Secretaria Municipal de Educação e nas Secretarias das Escolas da Rede Pública de Ensino na zona rural onde ofertam o ensino. Também é ofertado matrículas para Educação de Jovens e Adultos Fase I.

 

Forma de prestação do serviço: A matrícula é realizada após a apresentação dos documentos necessários. No final do mês de janeiro, com o encerramento do cronograma de matrículas novas e transferências, é reorganizada a divisão de turmas e organizado os diários escolares.

 

Forma de prestação do serviço: Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, setor de Documentação Escolar, através do telefone: (46) 984027042 / 35521560 ou pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Serviços oferecidos: É oferecido atendimento no CMEI para alunos de Educação Infantil 0 a 5 anos de idade, dividindo-se em turmas com tempo integral e parcial.

 

Requisitos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

 

  1. Solicitação de vaga: O responsável do aluno deve ir a secretaria de educação para solicitar a vaga, onde será feito o cadastro para a criança entrar no sistema. Se a criança ainda não tiver nascido ou tiver menos de quatro meses, fica na fila de espera até completar a idade de frequentar o CMEI(4 meses). A lista fica aberta para os pais no Portal da Transparência. Para crianças acima de 4 meses não há fila de espera.

 

  1. Solicitação de vaga integral: A partir do momento que a criança está matriculada no CMEI o responsável legal pode fazer a solicitação de vaga integral, com o coordenador(a) da instituição, onde responderá um questionário socioeconômico e entrará para a lista de espera de vaga integral, que é divulgada mensalmente no Portal da Transparência. Serão atendidas com prioridade as crianças com vulnerabilidade social. O cadastro é baseado em critérios socioeconômicos, determinado pelo decreto N° 7.206, de 10 de março de 2023.

Toda a manifestação com relação ao serviço prestado pode ser levado até a secretaria de educação na coordenação de Educação Infantil.

PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

O Professor de Apoio Educacional Especializado será ofertado sempre que necessário, que outras práticas de inclusão não se mostrarem suficientes, em especial nos casos indicados nas deliberações estaduais (Conselho Estadual de Educação). E para o deferimento seguindo a ordem:

  1. Identificação da necessidade pela escola ou Cmei;
  2. Realização do estudo de caso na Instituição através de relatório dos professores regente, com apontamentos significativos;
  3. Repasse do pedido aos demais membros da comissão na seguinte ordem:

            - coordenação pedagógica da secretaria;

            - psicopedagogo da Secretaria;

            - psicóloga da secretaria;

            - fonoaudióloga;

            - neuropsiquiatra ou psiquiatra infantil;

  1. Após todos os documentos acima a comissão dará parecer favorável ou desfavorável, apontando encaminhamentos necessários.

 

8-  Passos para requisição do professor PAEE?

  • Requerimento com solicitação do professor (Acompanhado do laudo médico, com diagnostico de TEA), no estabelecimento que o estudante está matriculado;
  • Relatório do professor do regente, com assinatura da coordenação;
  • Relatório psicopedagógico (para alunos a partir do 2º ano);
  • Teste de guia de portagem (padrão para Cmeis);
  • Relatório psicológico (comportamental, linguagem e socialização);
  • Relatório Fonoaudióloga;
  • Avaliação da comissão;
  • Parecer final da comissão;

TRASPORTE ESCOLAR

 

Serviços oferecidos: Transporte Escolar e Transporte para Eventos Culturais

 

Requisitos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

 

  1. Transporte Escolar: único e exclusivo para o transporte de alunos das redes municipais e estaduais até as escolas, também atividades extras, quando solicitado pela secretaria.

 

  1. Transporte Para Eventos Culturais: deve-se enviar um ofício, constando todas as informações necessárias (data de saída, retorno, horário, número de pessoas, destino...) bem como lista de passageiros com RG no dia da viagem. O ofício deve ser destinado ao secretário de educação, enviado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no prazo de 10 dias será deferido ou indeferido.

 

Principais etapas para processamento do serviço: após recebimento do documento (ofício) é feito uma avaliação priorizando em primeira instância, escolas municipais, com solicitação imediata seguindo de escolas estaduais e demais redes de ensino, bem como entidades de nosso município.

 

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço: Na data indicada no ofício. Solicita-se ofício com mínimo de 15 dias de antecedência para viabilização.

 

Forma de prestação do serviço:

 

  1. Transporte terceirizado: realiza o transporte de toda rede escolar municipal e estadual com 22 Rotas dividida em toda a extensão do município de Capanema, bem como viagens e excursões escolares e culturais com veículos de licitação exclusiva.
  2. Transporte com frota própria: auxilia nas rotas dos estudantes bem como demais viagens solicitadas a secretaria.

 

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Todo a manifestação deve ser levada até a Secretaria Municipal de Educação direcionada ao setor de Transporte Escolar. As manifestações sertão aceitas preferencialmente por escrito, apuradas internamente e repassadas ao Comitê do Transporte Escolar, quando necessário.

SERVIÇO DA JUNTA MILITAR

Público do Serviço: Todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completar 18 anos

 

Serviços oferecidos:

- Alistamento Militar;

- 2ª via do Certificado Militar;

 

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

-Através do site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar;

Documentos necessários:

- Comprovante de residência;

-CPF;

-RG;

- Certidão de nascimento ou prova equivalente.

 

Quem deve se alistar?
 
Todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completar 18 anos.
 Quando devo me alistar?
 
Nos primeiros 6 meses (janeiro a junho) do ano em completar 18 anos de idade.
 Perdi o prazo para alistamento. O que faço?
 
Deve comparecer a Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, pagar a multa militar por estar fora do prazo e realizar seu alistamento.
 O que é multa militar?
 
É uma pena em dinheiro (pecuniária) que é corrigida de três em três meses.

 

Previsão do prazo máximo para prestação do serviço:

- Não estimado ainda

 

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manisfestação sobre a prestação do serviço:

- Através do site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar

PAV: 

É o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal. Você pode regularizar o CPF, consultar seu CNPJ, conferir a situação da sua Declaração de Imposto de Renda, do seu ITR e solicitar vários outros serviços da Receita Federal sem sair da cidade.

Sandra Teresinha Rezende

Identificadora do Instituto de Identificação do Paraná e Atendente do PAV – Ponto de atendimento Virtual da Receita Federal.

 

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta-Feira

Das 7h45min às 11h30min e das 13h00 às 17h15min

 

Agência do Trabalhador

Rua Rio de Janeiro, nº 1450, Centro

Fone: 46-3552-2166

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO – SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

 

SECRETÁRIO: RUBENS LUIS ROLANDO SOUZA

 

ATENDIMENTO:

De segunda à sexta-feira (exceto feriado), das 7:45h ás 11:30h e das 13:15h ás 17:30h

 

TELEFONE:

(46) 3552-2126 p)

 

E-MAIL:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

ENDEREÇO:

Avenida Brasil, nº 39, Centro (antigo posto de saúde)

 

Serviços oferecidos:

 

CONSULTA PRÉVIA DE ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO

Requerimento de solicitação de consulta prévia endereçado ao Prefeito e protocolado na SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS (Av. Brasil, 39, Centro (Antigo Posto de Saúde));

  • 01 cópia do projeto arquitetônico completo no mínimo papel a1, assinado no mínimo pelo responsável técnico;
  • Cópia da ART - órgão públicos;
  • Cópia matrícula atualizada ou prova de titularidade;

 

HABITE-SE

 Consultar o setor para mais informações.

 

CONSULTA PREVIA DE SUBDIVISÃO

 Consultar o setor para mais informações.

 

SALA DO EMPREENDEDOR.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS:

  • FORMALIZAÇÃO EMPRESA MEI.
  • EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE EMPRESA MEI E SITUAÇÃO CADASTRAL.
  • ENCAMINHAMENTO DE LICENÇA SANITÁRIA, CERTIFICADO DE BOMBEIROS E

REQUERIMENTO DE ALVARÁ DE LICENÇA.

  • ADESÃO A NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO E PRODUTOS, AUXILIO NA EMISSÃO DE NOTAS E TAMBÉM ORIENTAÇÃOES PARA O PRÓPRIO EMPRESÁRIO EMITIR A NOTA.
  • ORIENTAÇÕES EM PROCESSOS LICITATÓRIOS:

Divulgação de editais.

Emissão de certidões.

  • ALTERAÇÕES DE DADOS DA EMPRESA MEI.
  • REALIZAÇÕES DE DECLARAÇÕES ANUAIS DO MEI.
  • BAIXA DE EMPRESA MEI.
  • CAPACITAÇÕES PARA OS EMPRESÁRIOS COM CERTIFICADOS DO SEBRAE.
  • AUXILIO EM REQUERIMENTO PARA EMPRESÁRIOS AUTÔNOMOS.
  • ACESSO AO CRÉDITO PARA MEI, ME E EPP.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIS PARA O ACESSAR O SERVIÇO:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS, COMPROVANTE DE ENDEREÇO E REQUISITOS QUE NÃO IMPEDEM DE ABRIR EMPRESA MEI.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

  • CADASTRAMENTO NO SISTEMA DA SALA DO EMPREENDEDOR.
  • ENCAMINHAMENTO DE LICENCIAMENTOS COMO VIGILÂNCIA SANITÁRIA E BOMBEIROS.
  • REQUERIMENTO DE ALVARÁ DE LICENÇA.

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

  • ALGUNS AUTOMATICAMENTE E OUTROS SERVIÇOS SEM TEMPO ESTIMADO.

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

  • PRESENCIAL E ONLINE, SEM CUSTO.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

 

 

EMAIL : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Giselda da Rosa – Assessora de gabinete da Indústria e Comércio, Atendente da Sala do Empreendedor e Agente de Crédito Fomento Paraná.

Horários de atendimento:

De Segunda a Sexta-Feira

Das 7h45min às 11h30min e das 13h00 às 17h15min

 

Agência do Trabalhador

Rua Rio de Janeiro, nº 1450, Centro

Fone: 46-3552-2166

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 

O Serviço de Pronto-Atendimento 24 horas é realizado, no município de Capanema, pelo Hospital Sudoeste LTDA - instituição hospitalar conveniada para a Prestação de Serviços de Retaguarda da Atenção Primária à Saúde.

 

Endereço: Rua Tupinambás, 191. Centro

Ponto de Referência: Colégio Rocha Pombo

Contato telefônico: (46) 3552-1441

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Ao procurar atendimento no Hospital Sudoeste, ter em mãos: Cartão SUS e documento de identificação em mãos.

 

Observação: Preferencialmente, o usuário deve procurar as Unidades Básicas de Saúde do município, durante seus horários de funcionamento (07:30 – 11:30; 13:00-17:00). Entretanto, por se tratar de serviço de Retaguarda da Atenção Primária, o Hospital deverá prestar atendimento inclusive nos horários em que as UBS estejam em abertas.

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção

- Acolhimento

- Triagem

- Atendimento médico

- Tratamento/Observação/Estabilização

- Alta ou Transferência

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Imediato

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ADMINISTRATIVO

 

O setor administrativo está localizado na divisão administrativa do Posto de Saúde Central. Nesse seguimento, são realizados liberação de exames, orientações aos usuários e serviços internos e organizacionais da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Endereço: Centro de Saúde NIS-1

Rua Aimorés, 1681.

Telefone: (46) 3552-1431 (fixo)

    (46) 3552-2981 (whatsapp)

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Ao procurar atendimento, o paciente precisa ter em mãos:

- Encaminhamento ou requisição contendo a sua necessidade (requisição de exames, leites, fraldas, entre outros)

- Documentos pessoais (Cartão SUS, RG, CPF)

- Comprovante de residência

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção / balcão (setor administrativo)

- Acolhimento

- Atendimento do usuário

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Imediato

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica (para informações)

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: ouvidoria.capanemapr@gmail.com

AGENDAMENTO E TRANSPORTE

 

Após o atendimento na Atenção Primária à Saúde, quando houver necessidade de consultas, exames ou atendimentos com outros profissionais especialistas, o paciente será destinado ao Setor de Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda, na necessidade de deslocamento para Tratamento Fora do Domicílio, este setor é responsável por gerenciar as demandas dos pacientes, organizando escalas e designando o transporte sanitário correto.

 

Endereço: Centro de Saúde NIS-1

Rua Aimorés, 1681. Setor Administrativo.

 

Telefone: (46) 3552-1431 (fixo)

    (46) 3552-2981 (whatsapp)

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Ao procurar atendimento, o paciente precisa ter em mãos:

- Encaminhamento ou requisição/solicitação médica

- Documentos pessoais (Cartão SUS, RG, CPF)

- Comprovante de residência

- Últimos exames realizados

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção / balcão (setor administrativo)

- Acolhimento

- Atendimento do usuário

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

A depender do tipo de solicitação, da agenda do prestador e da classificação de risco (eletivo ou urgente). Exames laboratoriais, ultrassonografias e Raio-X são de liberação imediata.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica (para informações)

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: ouvidoria.capanemapr@gmail.com

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

 

A Atenção Primária à Saúde (APS), é a porta de entrada principal do Usuário que necessita de atendimento, seja ele de enfermagem, médico, odontológico, vacinas, citopatológicos ou demais áreas terapêuticas. A APS prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, de forma integral e contínua.

Para realizar o serviço, o município conta com oito equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), dispostas na área urbana e rural, abrangendo 100% do território municipal. Compondo a rede, temos 14 Unidades Básicas de Saúde. A distribuição das equipes por localidade, juntamente com as UBS relacionadas, está escrita a seguir:

 

Horário de atendimento: 07:30 – 11:30; 13:30 – 17:00.

 

ESF PINHEIRO I

UBS Pinheiro – Distrito Pinheiro. Contato: (46) 3552-6007 (fixo e whatssapp)

UBS Cristo Rei – Distrito Cristo Rei. Contato: (46) 99919-3939 (whatssapp)

 

ESF PINHEIRO II

UBS Alto Faraday – Distrito Alto Faraday. Contato: (46) 99919-0098 (whatssapp)

UBS Marechal Lott – Marechal Lott. Contato: (46) 99926-2019 (whatssapp)

UBS Duas Barras – Duas Barras. Contato: (46) 3552-1524 (fixo e whatssapp)

UBS Tigrinho – Lageado Tigrinho. Contato: (46) 99917-1893 (whatssapp)

 

ESF SÃO LUIZ

UBS São Luiz – Distrito São Luiz. Contato: (46) 99976-5464 (fixo e whatssapp)

UBS Santa Clara – Santa Clara. Contato: (46) 98401-3593 (fixo e whatssapp)

 

ESF SÃO CRISTÓVÃO

UBS São Cristóvão – Bairro São Cristóvão. Contato: (46) 3552-1891 (fixo e whatssapp)

 

ESF SÃO JOSÉ OPERÁRIO

UBS São José Operário – Bairro São José Operário. Contato: (46) 3552-3374 (fixo e whatssapp)

 

ESF NOVA GAUCHA

UBS Nova Gaucha – Bairro Santo Expedito. Contato: (46) 98832-4218 (whatssapp)

 

ESF SANTA CRUZ

UBS Santa Cruz – Bairro Santa Cruz. Contato: (46) 3552-3018 (fixo e whatssapp)

 

ESF CENTRAL

Centro de Saúde NIS-1 – Centro. Contato: (46) 3552-1431 (fixo e whatssapp)

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Ao procurar qualquer Unidade de Saúde, o usuário deve ter em mãos: Cartão SUS e documento de identificação em mãos.

 

Observação: Preferencialmente, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, durante o horário de funcionamento: 07:30 – 11:30; 13:00-17:00, de segunda à sexta-feira. Caso necessite de atendimento em horários alternativos e/ou finais de semana, o serviço de Retaguarda da Atenção Primária é o Hospital Sudoeste LTDA.

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Acolhimento / Recepção

- Triagem

- Encaminhamento do usuário para o serviço necessário (atendimento médico e de enfermagem, vacina, vigilância, administrativo, entre outros)

- Tratamento/Observação/Estabilização

- Liberação ou Transferência ao Hospital

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Imediato

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

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PROGRAMA CAPANEMA MAIS CIRURGIAS

 

O Programa Capanema Mais Cirurgias foi criado com o intuito de otimizar a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos, em pacientes que necessitam desse tipo de tratamento. Por meio deste Programa, convênios são firmados, através do Consórcio ARSS, com prestadores hospitalares, em municípios da região que disponham de recursos humanos e materiais para atender a demanda.

 

Endereço: Centro de Saúde NIS-1

Rua Aimorés, 1681. Setor Administrativo.

Telefone: (46) 3552-1431 (fixo)

      (46) 98832-6684 (whatssapp)

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Ao procurar atendimento, o paciente precisa ter em mãos:

- Encaminhamento médico indicando a necessidade de procedimento cirúrgico

- Documentos pessoais (Cartão SUS, RG, CPF)

- Comprovante de residência

- Últimos exames realizados

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção (setor administrativo)

- Acolhimento

- Cadastramento do paciente

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

A depender do tipo de procedimento a ser realizado, e da dependência ou não de leito de UTI

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: ouvidoria.capanemapr@gmail.com

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

CAPS -1: VIDA DO AMANHÃ

 

O Caps I Vida do Amanhã havia encerrado suas atividades durante a gestão 2013-2016. Em 2017, iniciaram-se as discussões acerca da retomada de suas atividades. Em 2018, o Ministério Público do Paraná selecionou o município de Capanema para integrar o projeto SUSCOM+, no qual o MPPR faz a mediação entre a comunidade e os gestores públicos para a solução de demandas urgentes na área da saúde básica. Dessa forma, a gestão de saúde em conjunto com o Ministério Público realizou encontros com a comunidade e com os profissionais de saúde, nos quais foi apontada a questão prioritária a ser resolvida no município. A partir disso, o Poder Público foi instado a solucionar as demandas, com acompanhamento direto do MP. Como prioridade, elencou-se a “saúde mental”, especificamente a reabertura do CAPS Vida do Amanhã, programa esse que já havia beneficiado muitas pessoas em Capanema. Assim, por meio da Portaria Ministerial nº 2.667, de 24 de agosto de 2018, o CAPS foi novamente habilitado, tendo sua inauguração realizada no dia 11 de setembro, instalado em anexo a UBS Nova Gaúcha. O principal objetivo do CAPS é desenvolver atividades terapêuticas em grupo, visando a integração social. Nesse sentido, as oficinas terapêuticas contribuem enormemente para o tratamento. Também, nas oficinas de artesanato e culinária, os alunos são fomentados a confeccionar produtos que podem ser comercializados, gerando renda para os mesmos. Acima, alguns registros desses encontros.

Atualmente, o CAPS permanece instalado em espaço anexo a USB Nova Gaúcha, porém, quão logo encerrarmos as obras, será abrigado em nova estrutura, em anexo ao Centro Materno Infantil.

 

Endereço: Bairro Santo Expedito, em anexo a UBS Nova Gaúcha.

Horário de atendimento: 07:30 – 11:30; 13:00 – 17:00 horas.

Telefone: (46) 98832-4218 (whatssapp)

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Para ingressar nos atendimentos e oficinas terapêuticas, o paciente realizar Estratificação de Risco em Saúde Mental, preferencialmente na Unidade de Saúde mais próxima à sua residência.

Relação de documentos necessários para atendimento:

- Encaminhamento médico (para agendamento de consultas em ginecologia e pediatria)

- Documentos pessoais (Cartão SUS, RG, CPF)

- Comprovante de residência

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção

- Acolhimento

- Atendimento ao usuário de acordo com as suas necessidades

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Imediato

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica (orientações)

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: ouvidoria.capanemapr@gmail.com

CENTRO MATERNO INFANTIL

 

Cientes da importância de desenvolver ações efetivas de atenção às gestantes e crianças, criamos o Centro Materno Infantil, instituído no ano de 2017 (sendo o seu primeiro atendimento no dia 01 de março de 2017). Caracteriza-se como um serviço de apoio às equipes de Saúde da Família do município de Capanema.

Endereço: Rua Paraíba, 66. Bairro Santa Cruz.

Horário de atendimento: 07:30 – 11:30; 13:00 – 17:00 horas.

Telefone: (46) 3552-3018 (fixo e whatssapp)

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Atendimentos de Ginecologia: Para agendamento de consultas, além dos documentos pessoais, apresentar encaminhamento médico, emitido por clínico geral da Atenção Primária à Saúde. O agendamento pode ser realizado presencialmente, ou por whatssapp.

Atendimentos de Pediatria: Para agendamento de consultas, além dos documentos pessoais, apresentar encaminhamento médico, emitido por clínico geral da Atenção Primária à Saúde. A primeira consulta do Recém-nascido e as puericulturas também são por agendamento.

Ainda, diariamente, há atendimento de livre demanda, seguindo ordem de chegada e/ou triagem de enfermagem.

Relação de documentos necessários para atendimento:

- Encaminhamento médico (para agendamento de consultas em ginecologia e pediatria)

- Documentos pessoais (Cartão SUS, RG, CPF)

- Comprovante de residência

- Últimos exames realizados

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção

- Acolhimento

- Triagem

- Atendimento ao usuário de acordo com as suas necessidades.

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Imediato. Consultas especializadas (ginecologia e pediatria): a depender da agenda dos profissionais e da natureza da solicitação (eletivo ou urgente)

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: ouvidoria.capanemapr@gmail.com

IMUNIZAÇÃO E REDE DE FRIOS

 

A imunização é um dos pilares da Atenção Primária em Saúde. Devido a sua importância, realizamos horário de funcionamento diferenciado, com o intuito de garantir o acesso à população. Além disso, em ações de Campanha, trabalhamos com vacinação volante em todo o município.

Atualmente, temos duas salas de vacinas cadastradas, localizadas na UBS São Luiz, e no Posto de Saúde Central. Entretanto, todas as Unidades de Saúde da área urbana dispõem de imunobiológicos, todos os dias, como estratégia de “vacinação volante”. Na área rural, há agendamento de aplicação, de acordo com a demanda local, evitando a perda excessiva de doses.

A Rede de Frios, local destinado ao armazenamento de imunobiológicos e insumos estratégicos para vacinação, está localizada no espaço destinado à vacinação, no Posto de Saúde Central.

 

Atenção: 

  1. A Vacinação contra a BCG, ocorre nas terças-feiras, sob agendamento, no Centro Materno Infantil, conciliando o momento da primeira consulta do recém-nascido.
  2. As vacinas Febre Amarela e Tríplice Viral, são aplicadas em dias alternados e pré-definidos, em decorrência do prazo de validade dos frascos após abertos.
  3. As vacinas contra COVID-19, para crianças de 6 meses a 11 anos e 29 dias, são realizadas na sala de vacinas do Posto Central, todas as sextas-feiras.

Endereço: Sala de Vacinas e Rede de Frios

Centro de Saúde NIS-1

Rua Aimorés, 1681.

Horário de Atendimento: 07:30 às 16:30, sem fechar para o almoço.

Telefone: (46) 3552-1431 (fixo)

      (46) 98832-8724 (whatssapp)

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Ao procurar atendimento, o paciente precisa ter em mãos:

- Documentos pessoais (Cartão SUS, RG, CPF)

- Carteira de Vacinação

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção

- Acolhimento

- Atendimento ao paciente

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Imediato

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica (informações)

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: ouvidoria.capanemapr@gmail.com

NASF E PROGRAMA MELHOR EM CASA

 

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família iniciou suas atividades no ano de 2017. Atualmente, em virtude da necessidade de ampliar e reestruturar o programa, implantou-se o Programa Melhor em Casa no município de Capanema, visando além de fornecer suporte à Atenção Primária, ofertar cuidados domiciliares e paliativos aos pacientes que assim necessitarem.

Nesse seguimento do serviço, está também a coordenação dos programas de Tabagismo, Ambulatório de Psicologia Infantil, Grupo de Emagrecimento, Programa Saúde na Escola e Academia da Saúde.

 

Endereço: Centro de Saúde NIS-1

Rua Aimorés, 1681. Piso superior.

Telefone: (46) 3552-1431 (fixo)

      (46) 98832-8866 (whatssapp)

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Ao procurar atendimento, o paciente precisa ter em mãos:

- Encaminhamento médico ou de enfermagem indicando a necessidade do atendimento (para os casos Ambulatório de Psicologia Infantil), seguido da Estratificação de Risco em Saúde Mental

- Documentos pessoais (Cartão SUS, RG, CPF)

- Comprovante de residência

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção (setor administrativo)

- Acolhimento

- Cadastramento do paciente

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

A depender da disponibilidade de vagas

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica (informações e agendamentos)

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: ouvidoria.capanemapr@gmail.com

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

 

O setor de Vigilância em Saúde é composto por: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador. Os setores atuam de forma articulada e integrados com a Atenção Primária à Saúde.

 

Endereço: Centro de Saúde NIS-1

Rua Aimorés, 1681. Piso superior.

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

1) Para requisitar LICENÇA SANITÁRIA:

- Preencher Protocolo de Solicitação de Licença (disponível no setor de Vigilância Sanitária. O formulário também pode ser solicitado por whatssapp).

- Documentos da empresa (CNPJ e Contrato Social)

- Documentos pessoais do proprietário

 

2) Para o setor de Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e Vigilância Ambiental:

É importante ter em mãos:

- Documentos pessoais (Cartão SUS, RG, CPF)

- Comprovante de residência

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

- Recepção

- Acolhimento

- Atendimento do usuário de acordo com a sua demanda

 

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Licença Sanitária: o prazo máximo para a realização de Visita ao Estabelecimento, é de 15 dias. Caso não seja necessário realizar adequações no estabelecimento, a Licença é emitida.

Vigilância Epidemiológica: o atendimento ao paciente é imediato. Entretanto, a emissão de laudos de exames realizados pelo LACEN-PR – Laboratório Central do Estado, pode levar até 60 dias.

Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador: atendimento imediato ao usuário.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

Presencial

Via telefônica

Telefone fixo: (46) 35521431

Whatssapp Vigilância Sanitária: (46) 98832-6548 (somente mensagens de texto ou de voz)

Whatssapp Vigilância Epidemiológica: (46) 3552-2827 (somente mensagens de texto ou de voz)

 

LOCAL PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

Ouvidoria Municipal.

Local: Posto de Saúde Central. Piso Superior. Sala em anexo à Vigilância Epidemiológica.

Telefone para contato: (46) 3552-1431

E-mail: ouvidoria.capanemapr@gmail.com

Secretaria de Viação, Obras e Serviços Urbanos

 

Serviços Urbanos prestados pela secretaria:

 

  1. Fossa;
  2. Terraplanagem para casa;

 

Modo de acessar os serviços:

 

  1. Se dirigir até a secretaria e informar o serviço, endereço da residência, nome do requerente e contato;

 

Previsão do prazo da prestação de serviços:

 

  1. Não a prazo estipulado, depende das condições do tempo, acúmulo de serviço, condições mecânicas do equipamento, e disponibilidade de maquinário.

 

Serviços Rurais prestados pela secretaria:

 

  1. Fossa;
  2. Terraplanagem para casa, galpão e aviário;
  3. Cascalhamento no acesso à propriedade;
  4. Cascalhamento ao acesso do leiteiro;
  5. Silo para silagem e grão úmido;
  6. Bueiro de acesso à propriedade (A secretaria sede os tubos somente para acesso à propriedade);
  7. Bueiro dentro da propriedade ( A secretaria somente faz o serviço, tendo o proprietário responsável em comprar os tubos);
  8. Vala para cano D’água;

 

Modo de acessar os serviços:

 

  1. Se dirigir até a secretaria e informar o serviço, endereço da residência, nome do requerente e contato;

 

Previsão do prazo da prestação de serviços:

 

  1. Não a prazo estipulado, depende das condições do tempo, acumulo de serviço, condições mecânicas do equipamento, e disponibilidade de maquinário.

Governo Municipal

 

Av. Gov. Pedro V. Parigot de Souza, 1080
Centro
85760-000 - Capanema-PR

Horário de atendimento:
7h45 às 11h30
13h15 às 17h30

(46) 3552 - 1321