Semana da Pátria em Capanema

Categoria: Administração Publicado: Quarta, 08 Setembro 2021

Na quarta-feira (1º de setembro), às 8h, foi realizado em Capanema o primeiro ato de homenagens à semana da pátria. Com hasteamento das bandeiras e Hino Nacional, entidades se fizeram representar além da população em geral e da fanfarra da escola Barão de Capanema e Rocha Pombo, que deu um show à parte.

Durante estes sete dias foi relembrada a história da independência do Brasil, marco extremamente importante para o povo brasileiro. E em cada um destes dias, uma representação diferente fez o hasteamento dos pavilhões juntamente aos representantes do executivo e legislativo municipal.

Se tem nesta celebração, o momento propício para acender nas mentes e corações de cada brasileiro a vontade de conhecer um pouco mais sobre o seu país de origem e explorar um pouco mais a sua própria cultura. Ensinar as crianças e os jovens a apreciarem e valorizarem esse dia é mais um passo para um futuro harmonioso e com menos problemas sociais. Quando passamos a conhecer um pouco mais sobre a nossa história e as nossas conquistas, reforçamos o patriotismo e levamos a sério a ordem e o progresso que está estampado em nossa bandeira.

Na quinta-feira (2 de setembro), além das belíssimas apresentações escolares, os munícipes capanemenses fizeram um belo gesto de homenagem ao Sr. Prefeito Américo Bellé, o qual completou anos neste mesmo dia.

No 3º, 4º e 5º e 6º dias de celebração, foram realizadas diversas apresentações e homenagens por parte das instituições de ensino, do CTG Sentinela da Fronteira e também pelas entidades religiosas que se fizeram presentes.

E na manhã do dia 7 de Setembro, a população de Capanema demonstrou intenso patriotismo.

Diversas entidades, instituições (privadas, civis e militares), e populares estiveram presentes na cerimônia de celebração ao dia da independência. Com todos os devidos cuidados, a cerimônia contou com palavras das representações religiosas, do poder legislativo e da secretaria de educação cultura e esporte.

Ao término tivemos a apresentação da fanfarra dos colégios Rocha Pombo e Barão de Capanema, com seus 160 alunos integrantes (do pré ao 4º ano de formação de docentes). Os quais foram muito aplaudidos pelos presentes.

Esta foi uma belíssima semana da pátria, e a cerimônia do dia sete fechou com chave de ouro o simbolismo desta data. Sem dúvida, a população de Capanema e suas representações merecem os parabéns pelo forte envolvimento neste evento cívico de imenso significado libertário para a nação.