Capanema é destaque na defesa dos direitos da pessoa idosa

Categoria: Notícias Publicado: Segunda, 28 Março 2022

Capanema deu mais um passo significativo na consolidação de políticas públicas voltadas exclusivamente para o cuidado com a terceira idade.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior entregou nesta segunda-feira (28), em cerimônia no Palácio Iguaçu, o certificado de Cidade Amiga do Idoso para 11 municípios paranaenses. Outras 11 localidades concluíram os planos para aderir ao processo, primeiro passo para a obtenção do selo internacional.

O projeto é uma iniciativa conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar a promoção de ações e políticas públicas a esta população, a participação ativa dos conselhos municipais da defesa dos direitos da pessoa idosa e a realização de ações para enfrentamento das vulnerabilidades.

O grupo se junta a Pato Branco, na Região Sudoeste, primeira cidade do Estado e terceira do País a receber o selo, ainda em 2018. Agora, das 18 cidades brasileiras que fazem parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, 12 são do Paraná.

MUNICÍPIOS – Receberam o certificado internacional da OMS os municípios de Chopinzinho, Sulina, Itapejara d´Oeste, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Realeza, Pérola do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Renascença, Bom Sucesso do Sul e Santa Tereza do Oeste.

Já as cidades que concluíram os planos foram Salgado Filho, Vitorino, Capitão Leônidas Marques, Prudentópolis, Colombo, Capanema, Enéas Marques, Cascavel, Irati, Barracão, e Planalto. A partir de agora, elas também estão aptas à avaliação da Opas e da OMS para fazerem parte da Rede Global.

ESTRATÉGIA NACIONAL – Paralelamente ao reconhecimento internacional, o Paraná avança para ter, até o fim do ano, 100% de adesão dos municípios à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi). A iniciativa do governo federal tem como objetivo firmar o compromisso com a efetividade do Estatuto do Idoso, a garantia dos direitos da pessoa idosa em todos os setores, propondo políticas públicas a partir das especificidades da população e penalidades para as violações de direitos. Atualmente, 320 cidades (80%) já firmaram o pacto.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; os secretários de Estado da Saúde, Beto Preto; e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; a professora da UTFPR Maria de Lourdes Bernartt, responsável pela metodologia do diagnóstico aplicado nos municípios; e os deputados estaduais Artagão Júnior, Boca Aberta Júnior e Pedro Paulo Bazana. De Capanema estiveram presentes: Prefeito Américo Bellé e a Primeira Dama Marli Bellé, Vereador Edson Wilmsen, Loiri AlbaneseMoraes – Secretária da Familia e Desenvolvimento Social, Jucieli da Silva e Ana Paula Dahmer.