XIV Conferência Municipal da Assistência Social

Categoria: Ação Social Publicado: Sexta, 27 Agosto 2021

Na tarde do dia 25 de agosto, realizou-se no cento de eventos Martinho Lutero – Parque de Exposições, a XIV conferência municipal de assistência social do município de Capanema.

Convocada pela presidente do conselho municipal de assistência social – Caroline Pilati, a conferência teve como tema central a “assistência social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A XIV conferência teve por objetivo a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade, principalmente àquela de menor poder aquisitivo. Além disto, possui caráter deliberativo, isto é, o que foi definido tem extrema relevância pública e será considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.

Compuseram a mesa de honra e realizaram fala de abertura as seguintes autoridades: Sr. prefeito municipal Américo Bellé e 1º Dama Marli Bellé, a Sra. presidente do conselho municipal de assistência social Caroline Pilati, o Sr. presidente da câmara de vereadores Ercio Marques Schappo, a Sra. secretária municipal da família e desenvolvimento social Loiri Albanese Moraes, a Sra. Chefe do escritório regional de Francisco Beltrão - Margarete Misturini Dalla Costa e o Sr. Procurador Municipal – Álvaro Skiba Júnior.

Após a cerimônia de abertura o evento contou com a palestra magna da Sra. Professora Marina Maria Conchy Rodrigues.

Na sequência iniciaram-se as práticas dos trabalhos, procedendo a divisão dos grupos que trabalharam os eixos voltados aos temas relativos, sendo:

Eixo 1 - a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

Eixo 2 – financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

Eixo 3 - o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

Eixo 4 - gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;

Eixo 5 - atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergência.

Neste evento também foi realizada a votação dos delegados e das propostas.

A XIV conferência foi um grande sucesso e trabalhada de forma harmônica por todos os integrantes da comissão e por seus demais participantes. Contou com a presença de demais autoridades do legislativo e consagrou-se como uma das melhores conferencias já realizadas pela Secretaria da Família e Assistência Social de Capanema.