Reta final do Concurso Cultural do Programa de Desenvolvimento da Economia de Capanema

Categoria: Cultura Publicado: Sexta, 15 Outubro 2021

Os resultados chamaram atenção: 466 trabalhos participaram do Concurso Cultural do Programa de Desenvolvimento da Economia de Capanema, uma realização da Prefeitura Municipal com o apoio do SEBRAE.

Na tarde do dia 5 de outubro, no Centro Cultural, professores e lideranças locais avaliaram os trabalhos realizados por alunos das Rede Municipal de Ensino. Foram inscritos trabalhos de 10 escolas de quartas e quintas séries e até 10 ficaram como finalistas em cada categoria, nos concursos para logomarca do Programa, nome e slogan. Dentro do Concurso 165 trabalhos foram avaliados para a criação da logomarca; 152 para o slogan e 149 para o nome da Campanha que representará o Programa de Desenvolvimento de Capanema.

Num sistema de avaliação online, por nuvem, a Comissão Julgadora teve acesso aos trabalhos sem nomes de alunos e respectivas escolas e foram dadas notas para diversos quesitos de vinculação do que criaram com o que está sendo desenvolvido dentro do Programa.

“A ideia é envolver as crianças e a comunidade como um todo ao Programa de Desenvolvimento, o que aumenta a adesão da sociedade a iniciativa”, comenta Maria Auria Muhlmann, consultora responsável pelo Programa ressaltando que a comunidade, via Programa, passa a definir diretrizes de longo prazo que são para seu próprio benefício. É, segundo ela, um Programa diferenciado que envolve os capanemenses:

“Caminharemos para a constituição de um Conselho que terá cerca de 50 componentes voluntários envolvidos nas causas de desenvolvimento local e regional, num pleno envolvimento do meio empresarial, sociedade civil organizada, Poder Público e academia. ”

O tema dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças foi “ o desenvolvimento econômico e o papel da sociedade, do Poder Público, da iniciativa privada e das instituições de ensino para o alcance de resultados.”

Maribel Grando, do Departamento de Cultura que participou das atividades de avaliação disse que a metodologia empregada pelo SEBRAE é, sem dúvida, altamente isenta. “Não tínhamos ideia de quem estávamos avaliando. A única certeza é que foram apresentados belos trabalhos de nossos estudantes. ”

Em novembro haverá a difusão dos trabalhos vencedores. Os três melhores de cada categoria serão premiados: as crianças receberão smartphones e os respectivos professores notebooks, além da entrega de medalhas de reconhecimento pelo esforço ao desenvolvimento local.

Um dos maiores palestrantes do país, o psicólogo Waldez Ludwig que estará dando sua contribuição em atividades comemorativas ao Dia do Professor, em 15 de outubro. “É um renomado profissional que dá uma visão diferenciada sobre o papel existencial de cada um ”, complementa o prefeito de Capanema - Américo Bellé, ressaltando a importância em trazer para o município uma visão diferenciada sobre o mundo e sobre o que vem por aí.

Finalistas do Concurso Cultural:

Bibiana Celita Budske – Escola Municipal Barão do Capanema;

Victor Miguel Hachtel – Escola Municipal Barão do Capanema;

Gabriela Fernanda Claris – Escola Municipal Janete Katzwinkel;

João Frantyesco Vaina Schneider – Escola Municipal Concordia.

Slogan

Jardel Kaike Wandscheer – Escola Municipal Rural Adão José Scherer;

Giovana Vitória de Souza – Escola Municipal Rural Benjamim Constant;

Taísa Gabrielli Hoesel - Escola Municipal Janete Katzwinkel.

Tamires Fotunato Borges - Escola Municipal Janete Katzwinkel;

Luana Kunzler – Escola Municipal Tancredo Neves;

Juan Walbring da Cruz - Escola Municipal Rural Adão José Scherer.

Link para votação: