Informações Técnicas da Barreira Sanitária Automatizada

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 10 Junho 2020

A cidade de Capanema instalou nos postos de saúde, hospital e prefeitura, a Barreira Sanitária, individualizada e automatizada, para processo de desinfecção, com aplicação pulverizada de sanitizante para roupas no corpo, mercadorias, embalagens e produtos;

sanitizante no tapete de vinil, para desinfecção do solado dos calçados dos usuários e álcool gel 70% para as mãos, suporte para máscara para aqueles que não tem condições de adquirir poder estar retirando gratuitamente a sua e auxiliar no combate ao COVID-19, conforme instituído por Lei.

No processo de pulverização, o produto clorado utilizado apresenta os testes a ausência de efeito irritante dermal e ocular, com laudos exigidos para o registro do produto em laboratório reblado e baseados na RDC 14/2007. Além de possuir testes aprovados de irritação dérmica e toxicidade oral comprovando que o produto é toxicologicamente seguro para humanos. A classe química do produto está citada na Nota Técnica da Anvisa 34/2020 e 26/2020, que dispõem sobre recomendações e procedimentos de desinfecção em locais públicos e as recomendações sobre produtos saneantes na desinfecção.

Além de aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tem diversos laudos comprobatórios de atividade microbicida e testes de inocuidade, provenientes das principais universidades brasileiras e órgãos ligados à saúde pública. Destacam-se entre eles, laudos da Fiocruz, Instituto Noel Nutels, INEA (antiga FEEMA), Instituto de Biologia do Exército. Reforçamos ainda que o Princípio ativo é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (WHO, World Health Organization), Fundação Nacional da Ciência (NSF, National Sanitation Foundation), Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, Environmental Protection Agency), entre outras organizações internacionais.

Dessa forma, reforçamos que o produto clorado utilizado no processo de pulverização, apresenta todos os laudos e está inserido nas recomendações técnicas do Ministério da Saúde para combate ao COVID-19, assim como o produto sanitizante no tapete para desinfetar o solado do calçado que é amônia quaternária, também está citado na nota técnica 34/2020 e 26/2020 para processos de desinfecção e combate ao COVID-19. Ainda para complementar, o álcool gel a 70% para as mãos completa o ciclo de combate oferecido para a população e profissionais de saúde.

Ressaltamos que medidas que ajudem a combater o COVID-19 e estão de acordo com as normas no Ministério da Saúde, serão veementemente trabalhadas pela equipe de saúde do Município para reduzirmos os impactos da pandemia e salvar vidas. E como entendemos que a Barreira Sanitária está adequada a todas as exigências e pode auxiliar na redução do contágio da doença, implantamos nos locais que mais precisam.

Para conhecimento de todos, o que é questionado pela ANVISA e de forma muito correta, é a segurança de alguns projetos semelhantes a este e que utilizam produtos não adequados, e que nessa barreira o produto pulverizado não está citado nos produtos proibidos de serem aplicados sobre pessoas e ainda possui todos os laudos registrados na ANVISA de segurança para pessoas e animais pet.

E entendendo a importância da medida preventiva, o estado do Rio de Janeiro estipulou um decreto que permite o uso dos túneis de desinfecção, desde que comprove que os produtos estão em acordo com as normas de saúde (conforme supracitado nos equipamentos de Capanema), e ainda obriga os processos de sanitização para eliminar o coronavírus no ambiente, uma vez que em baixas temperaturas como vamos enfrentar nos próximos meses, como a 4oC o vírus sobrevive até 28 dias em superfícies, de acordo com pesquisa publicada por Kampf G et al., Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents, Journal of Hospital Infection, 2020, processo que já é recomendado pelo Ministério da Saúde para todo o País e que Capanema já cumpre com a sanitização em todos os locais públicos e serviços de saúde que podem ter a contaminação, sanitizando as vias públicas, pontos de aglomeração, postos de saúde e hospital.

Desta forma, a Administração Municipal não medirá esforços para trabalhar no combate à pandemia e de forma muito consciente e transparente com nossos capanemenses, vamos lutar para vencer essa batalha.